A Nossa História
A história d’Os Infantes começa pouco tempo antes da sua fundação, num momento de discórdia numa outra associação, e que culminou com o abandono no início de Julho de 1986 de oito músicos executantes e maestro José António Faria. Desde logo puseram as mãos ao trabalho e ensaiaram reportório para se apresentarem publicamente como um novo grupo inédito no panorama musical regional composto por sopros, percussão e instrumentos elétricos. Esse novo agrupamento apresentou-se pela primeira vez em público com 15 executantes pelas 11 horas de domingo 27 de Julho de 1986. Estava apresentada oficialmente a Banda Orquestral de Câmara de Lobos - “Os Infantes”.
Momentos Relevantes
Fundação.
27 de Julho de 1986: A Banda Orquestral de Câmara de Lobos “Os Infantes”, foi fundada por José António Nunes de Faria, que logo ocupou as funções de maestro, e outros 14 executantes.
Primeira atuação.
A primeira atuação da Banda foi no coreto da Vila de Câmara de Lobos a 27 de Julho de 1986, que coincide com a data da fundação.
Primeiros Estatutos.
A Banda Orquestral de Câmara de Lobos “Os Infantes”, publica os seus estatutos no JORAM, 09 de abril de 1987.
Maestro José António Nunes de Faria.
José António Nunes de Faria, dirige até 1991, a Banda Orquestral de Câmara de Lobos “Os Infantes”.
Maestro José Manuel Abreu Petim.
José Manuel Abreu Petim, assume as funções da Banda Orquestral de Câmara de Lobos “Os Infantes”, em 1991, onde além da regência, é responsável pelo ensino de novos elementos e faz arranjos musicais, destinados ao repertório, onde mantêm-se até 1997.
Digressão.
A convite de uma banda filarmónica de Santarém, realizaram a primeira digressão, em 1996, fora da Madeira.
Orquestra Ligeira.
Em 1996, pela 1ª vez, Os Infantes, apresentam-se como orquestra ligeira.
Maestro João Paulo Ferreira dos Santos.
Entre 1997 e 2003, João Paulo Ferreira dos Santos, assumiu a sua direção artística e foi responsável, até junho de 2008, pelas suas escolas de formação na Banda Orquestral de Câmara de Lobos “Os Infantes”.
Construção da nova sede.
A Banda Orquestral “Os Infantes”, lançou a 1ª pedra, a 15 de agosto de 2001, para a construção da sede.
Maestro Marco Paulo Teixeira Correia.
Em 2003, Marco Paulo Teixeira Correia, assumiu a chefia da Banda Orquestral de Câmara de Lobos Os Infantes, atividade que vem exercendo, a par da de Chefe da Fanfarra do Regimento de Guarnição nº 3 no Funchal e de executante de trompete na Orquestra Ligeira da Madeira e nos Mariachi México Madeira.
Inauguração da Sede.
A sede da Banda Orquestral “Os Infantes”, foi inaugurada no dia 27 de junho de 2005 no Sítio da Saraiva, Câmara de Lobos, construída num terreno cedido pelo Governo Regional e pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos.
Utilidade Pública.
A 25 de fevereiro de 2006, A Banda Orquestral de Câmara de Lobos “Os Infantes”, seria elevada à categoria de associação de utilidade pública.
Intercâmbio a Leiria.
Intercâmbio sociocultural em 2006 com a Sociedade Artística Musical 20 de Julho de Santa Margarida do Arrabal recebendo a mesma em 2007.
Intercâmbio à Terceira (Açores).
Em Agosto de 2011 recebe a Sociedade Recreativa e Musical União Sebastianense, da Terceira (Açores), em mais um intercâmbio sociocultural, completando esta troca de conhecimentos em Julho de 2013 com a viagem da Banda Os Infantes aos Açores.
Maestro Silvio Eduardo Marques Brito.
Em Maio de 2013 assume a direção artística e chefia da Banda, cargo que ocupou até Julho de 2018. Eduardo Brito é executante dos Infantes desde 2006, sendo atualmente Sargento-Ajudante Músico executante da Banda Militar da Madeira, músico e compositor reconhecido.
Maestro Marco Paulo Teixeira Correia.
Regressa às funções de Maestro e diretor artístico da Banda Os Infantes em Julho de 2018, funções que assume atualmente.
Sede
José António Nunes Faria, maestro fundador da Banda Orquestra de Câmara de Lobos “Os Infantes” pôs ao dispor da coletividade a garagem da sua residência, situada no sítio da Torre em Câmara de Lobos.
Atualmente a Banda tem uma sede própria inaugurada a 26 de junho de 2005, localizada no Impasse dos Infantes, nº 1, 9300-023 Câmara de Lobos.
Heráldica
O emblema da instituição é constituído por escudo de fundo branco, com limite bordo azul, e fundo branco, no qual figura, ao centro, o brasão da histórica Cruz da Ordem de Cristo ou Cruz de Portugal, a vermelho. Sobre a cruz assenta um triângulo azul invertido, no qual se destaca a vermelho a figura alusiva à caravela Sagres do Infante D. Henrique sob o mar azul. Na base, em listel azul de fundo branco, a denominação e data de fundação, inscrita a azul, “Infantes Fundada a 27-7-86”.
Uniformes
Farda Antiga:
Calça clássica azul escura, blazer azul escuro, camisa branca, gravata fina de cor preta.
Farda Atual:
Calça clássica cinzenta escura, blazer cinzento escuro com botões prateados e com emblema da banda ao peito no lado esquerdo. Camisa azul clara de mangas compridas com emblema da banda no bolso esquerdo. Gravata cinzenta escura com risca diagonais brancas e liras brancas.
Banda Orquestral de Câmara de Lobos "Os Infantes"
Morada:
Impasse dos Infantes Nº1
Sítio da Saraiva
9300-023 Câmara de Lobos
Telefone: 917 771 168