Historial

A Banda Orquestral "Os Infantes" foi fundada em 27 de Julho de 1986, mais tarde apelidada de “Infantes”, era composta por 15 elementos: José António Faria, José Manuel Petim, Gregório Barros, Saul Azevedo, Duarte Basílio, Norberto Azevedo, Luís Mata, Maurílio Basílio, João Paulo Santos, Vítor Góis, Ivo Brito, Manuel Baptista, Fernando Silva e João Atanásio. um grupo semelhante a uma tradicional banda filarmónica, não foi tarefa fácil. Devido ao facto de ser um movimento associativo resultante da má gestão de um conflito numa associação homóloga. Liderada pelo Maestro José António Faria, este grupo não tardou em demonstrar a seriedade do seu envolvimento sócio/cultural e em 09 de Abril de 1987, o Jornal oficial da Assembleia Legislativa da RAM publicava a constituição e objectivos da Banda Orquestral de Câmara de Lobos. Este processo contou com o apoio do Presidente da Direcção Administrativa, João Martinho Faria, que financiou o instrumental necessário para o grupo de executantes e para a escola de formação musical. O objectivo de criar uma Orquestra Ligeira em Câmara de Lobos, foi o principal motivo do grupo fundador, mas os custos financeiros e alguma carência de formação em naipes importantes, criaram várias oscilações na identidade do grupo, ao ponto de ter sido ponderado o encerramento das actividades. Após a saída do Maestro fundador em 1991 e por alteração proveniente de eleição dos Órgãos Sociais, a liderança da Banda ficou à responsabilidade do Sr. José Sidónio Silva que, ao se aperceber das carências na área da formação, convidou o executante José Manuel Petim para chefiar a Banda e dinamizar o sector artístico. É com este grupo que “Os Infantes” a convite de uma banda filarmónica de Santarém, realizaram a primeira digressão fora da Madeira. Estávamos em 1996 e, pela primeira vez, os Infantes apresentaram-se como orquestra ligeira.
No inicio de 1997, com a saída do chefe da Banda e de alguns músicos para os grupos de baile denominados “Conjuntos de ritmos modernos”, a Banda passa por mais um momento de crise, e é novamente um músico fundador que fica com a responsabilidade de ensaiar e liderar o processo de formação. A Banda esteve sob a Direcção Artística de João Paulo Ferreira dos Santos até ao início de 2003. Desde então até Maio de 2013 a Banda esteve sob a orientação do Maestro Marco Paulo Teixeira Correia. É neste período que a 26 de Junho de 2005 foi inaugurada pelo Exmo. Sr. Presidente do Governo Regional, Dr. Alberto João Jardim, a nova Sede da Banda Orquestral “Os Infantes” e que em 2006 esta Banda desloca-se a Leiria num intercâmbio sociocultural com a Sociedade Artística Musical 20 de Julho de Santa Margarida do Arrabal recebendo a mesma em 2007. Em Agosto de 2011 recebe a Sociedade Recreativa e Musical União Sebastianense em mais um intercâmbio sociocultural deslocando-se depois à da Ilha Terceira em Julho de 2013. Actualmente o grupo é constituído por 26 executantes:
Maestro da Banda - Sílvio Eduardo Marques de Brito.
Clarinete - Carla Silva, Mariana Abreu, Marcelino Petim e Andreia Silva.
Saxofone Alto - Rogério Fragoeiro, Rogério Freitas, David Gonçalves e Sofia Fernandes
Saxofone Tenor - Saúl Azevedo, Carlos Jesus e Carlos Miguel Abreu
Saxofone Barítono - Quintino Jesus
Trompete - Marco Correia, Francisco Dantas, Pedro Dantas, Juan Silva e Ricardo Jardim
Trombone - Tito Jesus, Samuel Oliveira, Filipe Dantas e Fernando Gomes
C. Baixo - L. Miguel Gonçalves
Bateria - André Jesus e Francisco Azevedo
Guitarra - Carlos Faria
Viola Baixo - Eládio Figueira.
Com as novas instalações, a Banda Orquestral de Câmara de Lobos encontra-se estruturada em três departamentos: Artístico, Sócio/Cultural e de Formação. É declarada Instituição de Utilidade Pública através da resolução nº 153/2006 da Presidência do Governo Regional de 23 de Fevereiro de 2006.
Jornal da RAM

Início | Historial | Fotos | Fórum | Agenda | Contactos | Visitas | Mapa do Sítio

Banda Orquestral de Câmara de Lobos "Os Infantes" - Impasse dos Infantes nº1 - Sítio da Saraiva - 9300-046 - Câmara de Lobos - Telefone - 917 771 168 geral (a) osinfantes.pt